Finalizado o prazo para que os atuais patrocinadores do Futebol da Globo sinalizem interesse na renovação do contrato para 2020, cinco dos seis anunciantes da temporada 2019 estarão na grade da emissora no ano que vem. Vivo, Itaú, Casas Bahia, Chevrolet e Ambev farão novamente parte das transmissões. Segundo apuração junto a fontes do mercado, Hypera Pharma também está prestes a fechar. O investimento comercial de cada cota tem valor de R$ 307 milhões – R$ 297 milhões para TV e 10 milhões para o digital. Em 2019, o valor foi um pouco superior, totalizando R$ 310 milhões.
O pacote para o ano que vem inclui as transmissões de 85 jogos, uma redução de 10 partidas em relação a temporada 2019. Estão previstas as exibições dos campeonatos estaduais, Copa do Brasil, Libertadores da América, jogos da seleção brasileira de futebol masculino e Campeonato Brasileiro. Além dos jogos, os anunciantes terão exposição e cobertura esportiva patrocinada nos principais jornalísticos da casa, como Bom Dia Brasil e Jornal Nacional, além de mídia de apoio nos intervalos das novelas e demais atrações ligadas ao entretenimento.
O projeto foi apresentado para os atuais patrocinadores pela primeira vez em um evento na sede da TV Globo, em São Paulo, no último dia 3 de setembro. Na ocasião estiveram presentes os principais talentos do esporte da emissora, que anunciaram também novos formatos, como a disponibilidade de nomes como o de Galvão Bueno, Cleber Machado, Luis Roberto, entre outros, para comerciais e ações de marca.
Apesar de os patrocinadores terem exclusividade em seus segmentos para essas ações, a Globo disponibiliza seu elenco do esporte também para outros anunciantes. A Olympikus, por exemplo, acaba de fechar um branded content no programa Esporte Espetacular com a apresentadora Barbara Coelho e o jornalista Clayton Conservani. O conteúdo será veiculado no próximo dia 20 de outubro.
O período até o fim do mês será marcado ainda por outras negociações relevantes no comercial da Globo. Ainda nesta semana, a emissora colocará no mercado o pacote da F1. Para as transmissões do torneio de automobilismo, as atuais cotistas são Itaipava, NET, Nivea, Renault, Santander e TIM com valor de R$ 95 milhões por cota na temporada 2019. Segundo expectativas do mercado, os valores e entregas comerciais para o ano que vem acompanharão ao que foi apresentado no futebol, ou seja, não haverá grandes reajustes ou novas ofertas. Também está previsto para outubro o pacote comercial para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Texto atualizado no dia 02/10/2019, às 16h05.