Projeto conta com ações, por exemplo, como 'Elas por Elas', que atuam para a formação de duplas criativas

A VML Brasil anunciou o lançamento da plataforma 'Elas', uma iniciativa para aumentar a participação feminina no setor de marketing e comunicação.

Além de incentivar um ambiente mais equitativo, o projeto vai oferecer oportunidades concretas de desenvolvimento e crescimento para mulheres na indústria brasileira.

Liderada pela CEO Karina Ribeiro, a VML Brasil é uma das poucas agências entre as dez maiores do país sob comando feminino. Vão atuar ao seu lado, profissionais dos times de criação, estratégia, negócios, RH e inclusão & impacto.

A plataforma já conta com dois projetos estruturados com calendários complementares ao longo de 2025. O primeiro, 'Elas por Elas', foi idealizado pela redatora Georgia Luchini e pela diretora de arte Bruna Marques.

As inscrições ficam abertas até 14 de julho. A iniciativa tem como objetivo incluir mais mulheres na área criativa, formando duplas em início de carreira. As candidatas aprovadas na primeira etapa seguirão para um processo seletivo em julho.

Já no início de agosto, acontece um evento inspirado no formato de 'speed dating', em que as selecionadas poderão formar suas duplas. A dupla com maior sinergia será escolhida para um estágio de até dois anos na área de criação da agência.

"Sabemos que encontrar a dupla criativa ideal é um dos maiores desafios na publicidade, mas quando essa conexão acontece, o potencial de crescimento é imenso. Por isso, pensamos numa dinâmica que pode levar a esse 'match' e, de quebra, render um estágio em uma das maiores agências de publicidade do Brasil", explicam Georgia Luchini e Bruna Marques.

Karina Ribeiro, CEO da VML Brasil, ao lado da dupla criativa Georgia Luchini e Bruna Marques

A escolha da área de criação como foco inicial se deve ao histórico descompasso de representatividade feminina nesse departamento, em praticamente todos os níveis hierárquicos. A VML Brasil vai abrir as portas para estudantes de comunicação (até o 6º período) e de cursos profissionalizantes, além de contar com profissionais reconhecidas do mercado para compartilhar suas trajetórias.

Já o segundo projeto, 'Elas Lideram',  é voltado para mulheres em posições executivas. A proposta é criar um grupo focado em networking, troca de experiências e mentoria para acelerar carreiras femininas.

O programa vai reunir líderes do Grupo VML, de empresas cujas marcas são atendidas pela agência e por suas parceiras, além de abrir vagas limitadas para profissionais do mercado. As inscrições e o cronograma dos encontros serão divulgados em breve.

Karina Ribeiro conta que, assim como outras mulheres, superou barreiras na carreira com o apoio de mentoras como Paula Puppi. Além disso, como CEO, reconhece que sua responsabilidade vai além dos resultados do negócio e defende a construção de um mercado mais inclusivo.

“O sucesso do mercado publicitário depende diretamente de ambientes inclusivos, onde todas as vozes são valorizadas. A plataforma 'Elas' nasce para ser um catalisador dessa mudança, transformando narrativas individuais em uma nova realidade coletiva para as mulheres na comunicação brasileira", conta.