Case “Eu sou”, vencedor de Ouro no Gerety Awards 2021 (Divulgação)

A campanha Eu sou, criada pela VMLY&R para a Starbucks, ganhou Ouro na categoria Work For Good Cut do Gerety Awards 2021, prêmio que evidencia o melhor da publicidade global sob a perspectiva feminina.

O trabalho transformou lojas da cafeteria em cartórios onde pessoas trans podiam retificar seus nomes. Em apenas um dia, o número de retificações foi sete vezes maior que a média anual de São Paulo.

Já o trabalho Drive Thru de Doação de Sangue, da Commonwealth//McCann São Paulo para Chevrolet, ficou com Bronze na categoria Pharma Cut. O case foi criado em parceria com o Hospital Albert Einstein e o Shopping Eldorado.

Uma carreta da Chevrolet com cinco cabines estacionou no Shopping Eldorado no início da pandemia da Covid-19, enquanto os equipamentos médicos e profissionais da saúde foram cedidos pelo Einstein. Impulsionada por mensagens geolocalizadas, a iniciativa aumentou em 50% as doações. O volume foi 20% maior que antes do surto do coronavírus.

“Receber um prêmio como o Gerety Awards, em que as mulheres decidem quais são as melhores ideias, é maravilhoso. Mais que isso, sermos premiados por uma iniciativa que contribuiu tanto para a sociedade em um momento tão delicado, onde também estávamos nos reinventando em todas as ações e planejamentos, é ainda melhor”, comenta Renata Bokel, CSO da WMcCann.

A campanha ainda ajudou a aumentar a conscientização das pessoas sobre a importância da causa. Cerca de 90% dos voluntários doaram sangue pela primeira vez.

A ação “Teclado Consciente”, da HavasPlus para TIM, ficou entre as peças finalistas. O aplicativo foi criado com o objetivo de propor a substituição de expressões preconceituosas e contribuir para a desconstrução do racismo estrutural no Brasil.

O projeto concorreu na categoria Work For Good Cut.

O Brasil foi representado no júri desta edição por Nathália Cabral, gerente de Parcerias de Conteúdo – Figuras Públicas do Facebook, e Maria Laura Nicotero, CEO & director of LATAM Momentum Worldwide.

No total, foram 196 mulheres líderes de 36 países, que distribuíram 4 Grand Prix, 15 Ouros, 47 Pratas e 48 Bronzes, somando 114 vencedores. Globalmente, os Estados Unidos é o campeão com 19 troféus, seguido pelo Canadá (13), Reino Unido (12), França (11) e Espanha (7).