Em entrevista do The First Trade, veículo do Yahoo Finance, o CEO do grupo WPP Mark Read falou sobre os negócios do grupo em meio à crise do covid-19. Segundo ele, embora anunciantes de segmentos como automotivo e varejo tenham reduzido investimentos acompanhando a demanda, e não haja certeza sobre quando o cenário voltará ao normal, há muita atividade dentro das agências da holding.
“Não significa que grandes marcas não estejam em suas trincheiras pensando em como se comunicar com os consumidores mais adiante, quando o coronavírus deixar o pico para trás”, disse Read. “Estabelecer uma base para esse caminho de recuperação é importante. E vai continuar sendo importante se comunicar com os lares no pico do coronavírus”, assegura.
Na entrevista, Read disse que os funcionários estão mais ocupados do que nunca. “Eu diria que um grande número de nossos clientes está fazendo muito na crise. Eles deveriam estar falando sobre o que estão fazendo para seus consumidores”. O WPP disse em 31 de março que seu desempenho em mercados com surtos de coronavírus será mais fraco em março do que em janeiro e fevereiro. Nos primeiros dois meses do ano, o WPP começou bem com a receita, com um aumento de 0,4%, mas foi impactado pelo coronavírus. A empresa anunciou algumas medidas para se adaptar ao cenário de crise.
Read mudou a estratégia financeira do grupo para reforçar a posição de liquidez do WPP, interrompendo as recompras de ações e cortando dividendos. Só isso deve economizar 1,1 bilhão de libras. A empresa possui quase 5 bilhões de libras em liquidez total (dinheiro em caixa mais acesso a dinheiro através de crédito). A empresa também reforçou seus controles de custos, em um esforço para economizar outros 700 a 800 milhões de libras anualmente.
“Nenhuma empresa está imune às conseqüências financeiras do que está acontecendo e estamos realmente analisando nossos custos internos, congelando salários e congelando novas contratações. Penso que, como outras empresas, não podemos descartar outras medidas e estamos trabalhando nesse processo enquanto falamos ”, disse Read.