A XP assinou a “maior parceria já firmada com o Comitê Olímpico do Brasil (COB)”, garante Manoela Penna, diretora de comunicação do COB, organização não governamental que completa 107 anos em 2021 com um saldo de 129 medalhas para o Brasil em Jogos Olímpicos (30 de ouro, 36 de prata, 63 de bronze) e 37 medalhas em Jogos Olímpicos da Juventude (11 de ouro, 15 de prata e 11 de bronze).
O anúncio aconteceu na manhã desta segunda-feira (24) com representantes do COB, XP e de atletas.
Com quatro anos de duração, o contrato com a XP abrange o patrocínio oficial à entidade e ao Time Brasil para o ciclo olímpico de 2021 a 2024, incluindo também os Jogos Olímpicos de Tóquio e os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. O acordo ainda se estende aos Jogos Pan-americanos Santiago 2023 e aos Jogos Olímpicos Paris 2024.
As negociações entre uma das principais marcas do mercado financeiro e o COB começaram há cerca de um ano, e o trabalho já vem sendo realizado há aproximadamente nove meses. “Queremos fazer deste ciclo olímpico o maior da história”, crava Guilherme Benchimol, fundador e presidente executivo do conselho de administração da XP.
Já Pethra Ferraz, diretora de marketing da empresa, destaca que a decisão de patrocinar o COB foi tomada com base na sinergia de valores do esporte com a XP, que hoje trabalha o posicionamento “Investir transforma”. “Superação, resistência e resiliência fazem parte da cultura da XP”, destaca Pethra. Segundo ela, não se trata simplesmente de um asset de branding, e sim de contribuir para o desenvolvimento do esporte brasileiro. “Vamos apoiar os atletas e fortalecer o senso de comunidade, valorizando o Brasil”, complementa.
O planejamento envolve estratégias de ativações ainda concentradas no ambiente online. Depois, deve seguir com campanhas tendo os atletas como os principais embaixadores para a produção de conteúdo. Bruno Fratus (natação), Ricardo Lucarelli (vôlei), Cristiane Rozeira (futebol), Mayra Aguiar (judô), Sheilla Castro (vôlei) e o ex-nadador Fernando Scherer, conhecido como Xuxa, fazem parte do time de atletas montado pela XP.
Entre os patrocinadores oficiais do COB, estão Peak, Prevent Sports e TIM, além da XP. Já o time de apoiadores oficiais inclui Aliansce Sonae, Havaianas e Riachuelo. Ajinomoto e BRW são os parceiros oficiais, enquanto Boali, Max Recovery, Persono e Wöllner aparecem como fornecedores oficiais.
A expectativa do COB é superar os resultados dos Jogos Olímpicos Rio 2016, “seja em número de medalhas, em ouros ou em modalidades”, acrescenta Paulo Wanderley Teixeira, presidente do COB. Segundo ele, todas as providências foram tomadas junto às confederações para garantir a boa performance do Brasil. “Com a nossa política de austeridade e controle, otimizamos os investimentos e estamos conseguindo atender com segurança”, frisa Teixeira.
Além dos aportes vindos dos patrocinadores, o COB possui também uma parceria com as Loterias Caixa, que, conforme previsto por lei, repassam 1,7% do valor apostado em todas as loterias federais do país para investimento no esporte olímpico brasileiro.