Entre as várias propostas do YouTube Black deste ano, que acontece neste sábado (20), Dia da Consciência Negra, estão a de instigar a reflexão e de mostrar a arte da cultura negra. Para isso, Xongani, Tássio, Thelminha e Johnny comandarão a live, e receberão os principais nomes da internet e da música, como Péricles, Mel, Psirico, entre outros. Luciana Mello e Rappin’ Hood vão abrir a live cantando ‘Disparada’, de Geraldo Vandré.

Sobre o visual, o projeto vai resgatar o clima dos famosos programas de auditório, que foram palco da explosão da cultura pop em todo o mundo.

“O espectador pode preparar o coração para fortes emoções, vai ser mais um dia inesquecível, pra gente celebrar coisas boas, exaltar a nossa cultura, nossa negritude, podem esperar muita música, ótimas conversas, mas também papo sério”, disse Johnny, um dos apresentadores do YouTube Black. “Além disso, vamos ter spoilers do Creators Spotlights do YouTube Originals”, frisou.

Falando nisso, a iniciativa YouTube Originals Creators Spotlight vai trazer para um vídeo especial a história de criadores que já desenvolvem conteúdos relevantes e criativos dentro da plataforma. Ao todo, serão seis produções com os creators UmBipolar, Papo de Preta, Dois Por Cento TV, Ramana Borba, Jacy Carvalho e 10ocupados – trechos de cada um desses vídeos serão exibidos durante a live, dando gancho para uma conversa que será desenvolvida no palco.  

Johnny Klein, do canal UTK, será uma dos apresentadores do YouTube Black 2021 (Divulgação)

RODAS DE CONVERSA
Entre os temas previstos para serem debatidos estão a herança cultural musical do Brasil, a cidadania do preto no país e o preconceito (que amedronta diariamente), a descoberta da identidade, e a importância da representatividade nos mais diversos segmentos da sociedade e do mercado.

Segundo o YouTube, o programa registrou números recordes em 2020: mais de 5,2 milhões de views totais, 40 mil horas assistidas e mais de 2 milhões de usuários únicos.

PLAY DE VERDADE
O YouTube Black, que traz patrocínio do Bradesco, Diageo, Mercado Livre e produção da Dia Estúdio, é parte do projeto Play de Verdade, criado para discutir temas de gênero, igualdade, inclusão e justiça racial. O Play de Verdade, criado em 2018, começou com a Parada do Orgulho LGBTQ de São Paulo, e tem seu segundo grande momento n o YouTube Black, além de promover diversos vídeos e colaborações entre criadores de grupos minorizados ao longo do ano.

SERVIÇO:
Quando: Sábado (20/11)
Horas: 18h30
Onde: Transmissão ao vivo nos canais do YouTube Brasil, Ana Paula Xongani e Herdeira da Beleza