Alvaro Garcia, CMO da Mondelēz, fala do mercado e das expectativas para o YouTube Works 2022

Categoria que estreia no YouTube Works 2022, Business Impact é fruto da união de Data Driven, Strategy for Action e Brand Building, categorias passadas do prêmio. A ideia de Business Impact é reconhecer o case que fez melhor uso da plataforma, e suas ferramentas, para resultado de negócio, como construção de marca ou vendas.

“Esse agrupamento de categorias está alinhada com o princípio que eu acredito muito: o marketing precisa liderar a agenda de crescimento das empresas”, conta Alvaro Garcia, CMO da Mondelēz e jurado, sobre a importância da categoria Business Impact. “E para gerar crescimento, o marketing precisa utilizar cada vez melhor dados e insights para definir suas estratégias e iniciativas, priorizar ações e inovações que tenham o maior impacto, e medir tudo isso para retroalimentar o processo”, completa.

Ainda de acordo com o executivo, informação, entretenimento, criatividade e tutoriais são os assuntos mais procurados no YouTube. “As marcas têm totais condições de oferecer esses conteúdos de forma relevante para as pessoas, e através disso ter impacto positivo nas suas vendas e na força das suas marcas”, afirma.

Além de Business Impact, o YouTube Works 2022 vai reconhecer trabalhos em Best Work With Creators, única categoria que se manteve inalterada da última edição, Social Impact, as novas The Unskippable e Meeting the Moment, e o já conhecido Grand Play.

Alvaro Garcia, CMO da Mondelēz e jurado do YouTube Works 2022 (Divulgação)

Garcia vê o YouTube Works como uma das principais premiações atualmente, já que, segundo ele, ‘vem se transformando cada vez mais em uma inspiração para todo o mercado sobre novas formas de engajar as pessoas, criando conexões cada vez mais profundas e individualizadas’.

“Tenho certeza que depois de um evento como esse toda a comunidade de marketing sai ansiosa para aprender mais ainda, e experimentar novas soluções e ideias que foram compartilhadas”, contou.

Parceria com a Kantar
A análise dos cases inscritos no YouTube Works, prêmio desenvolvido em parceria com a Kantar — responsável por gerenciar o processo de curadoria e julgamento das campanhas, bem como por moderar as sessões de júria — é feita em duas frentes complementares; ambas formadas por profissionais que trazem conhecimento especializado, além de experiência em todos os espectros da indústria.

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Após a divulgação dos finalistas, um segundo júri entra em ação, para definir os ganhadores de cada categoria e o vencedor do Grand Play (GP).

Outras edições
No ano passado, quatro trabalhos foram premiados em cinco categorias diferentes – destaque para ‘Circuito Brahma Live’, criado pela Africa para a Ambev. Sob o guarda-chuva da marca Brahma, a pandemia obrigou a empresa a reformular a principal ativação do ano: o calendário de patrocínio de shows de música sertaneja.

Dessa forma, nasceu o Circuito Brahma Live. Foram mais de 250 atrações que, juntas, ultrapassaram a marca de meio bilhão de visualizações no YouTube.

De acordo com um estudo da Kantar, o calendário rendeu à Brahma R$ 38 milhões em earned media e aumentou em 30% a afinidade do brasileiro à cervejaria em comparação ao ano anterior.

O trabalho conquistou os troféus de Brand Building e 2020 Reaction porque foi capaz de agir com rapidez no planejamento e na execução, bem como conseguiu adaptar o formato de maneira envolvente para o ambiente virtual.