Com a evolução da banda larga no país, cresce o número de usuários que consomem vídeos online. Relatório da ComScore no ano passado aponta que o mercado de vídeos cresceu 74% em 2011 no Brasil, que já soma 50 milhões de usuários e tornou-se o sétimo maior segmento de internet no mundo. Atraída pelos números positivos, a provedora de conteúdo jornalístico em vídeo Zoom.inTV desembarcou no país no final do ano passado com o propósito de difundir aqui seu modelo comercial. “Quando o país começa a ter movimento de banda larga, a tendência é que o vídeo online cresça. Em 2014, prevemos que o 4G seja lançado aqui. A expectativa é a evolução do serviço”, afirmou Régis Lotumolo, diretor de vendas da operação brasileira.
Criada em 2002 na Holanda, a Zoom.in espalhou-se pela Europa e hoje atua em 17 países. Sua expertise é unir conteúdo jornalístico e publicidade. Por meio de parcerias com mais de 130 agências de notícias no mundo todo, entre Reuters, BBC e AFP, ela produz 150 vídeos-notícia por dia e os distribui para portais parceiros nos países onde atua. Na outra ponta, busca sites de notícias que desejem hospedar o conteúdo e marcas que tenham interesse no material, uma forma de construir uma adnetwork, com um extenso inventário de vídeos. Na Europa, as principais marcas parceiras são MSN e Yahoo. Entre os portais, estão The Sun, ADNStream, Financial Times, The Telegraph e Nat Geo.
Para as agências, a Zoom.in oferece espaços para veiculação de anúncios, como pre-rolls, inserção de 15 segundos antes de cada vídeo. De acordo com Lotumolo, essa modalidade responde por 90% do conteúdo publicitário adquirido.
No momento, a companhia negocia com as agências Wunderman, Media Contacts, Lew’Lara/TBWA, Africa e DM9DDB. “Temos mais de 1 mil campanhas na Europa, com empresas como BMW, Telefonica, Barclays, P&G, clientes que usualmente planejam para internet e querem um formato especial de publicidade. Esperamos ter essas empresas em nossa rede no Brasil muito rapidamente” , afirmou em entrevista Martin Frontini, ceo da Zoom.inTV Espanha.
No país, o primeiro portal onde o conteúdo da empresa está hospedado é o iG. O contrato, fechado em dezembro, contempla vídeos sobre curiosidades, esportes e internacional. O material é todo produzido nos escritórios da Zoom.in em Amsterdã, com narração em português, e depois distribuído para os sites com os quais ela trabalha. Além do iG, Void e Motopress são parcerias recentes.
A empresa ainda não fala das expectativas com faturamento, mas projeta o país como um forte hub. “O Brasil é um grande mercado para vídeos, os brasileiros amam esse tipo de conteúdo. O país é uma divisão em crescimento da internet mundial e a Zoom.inTV quer fazer parte disso”, reforçou Frontini.