Inteligência artificial, saúde mental e as comunidades foram alguns dos apontamentos da Hotmart

Realizado no final de agosto, em Belo Horizonte, o Fire Festival reuniu os principais nomes da creator economy do Brasil em um evento de três dias na Expominas. Com participantes de 26 países, mais de 160 palestrantes e convidados como Gary Vaynerchuk (Gary Vee), IZA, Bianca Andrade (Boca Rosa) e Pedro Sobral, o evento proporcionou exposição de dados e reflexões sobre a Creator Economy.

Nesta semana, a Hotmart, responsável pelo festival, divulgou as seis tendências para os negócios digitais e economia criativa, tendo como base o conteúdo apresentado pelos palestrantes.

Inteligência Artificial, comunidades, saúde mental dos criadores de conteúdo, variedade de formatos dos produtos digitais e plataformas, importância contínua do Branding, e a crescente profissionalização dos creators foram os seis assuntos apontados como relevantes para o mercado.

A inteligência artificial não vai substituir humanos, mas ajudá-los
De acordo com o The Influencer Marketing Factory, quase 95% dos criadores de conteúdo já utilizam a Inteligência Artificial para pelo menos uma tarefa. Seja para uma produção textual ou até mesmo traduções e utilização de voz para vídeos, ela já é complemento de rotina nas produções. O CEO da Hotmart, João Pedro Resende, explicou sobre os impactos positivos da IA.  “Vamos fazer coisas em menos tempo e muitas pessoas vão acabar mudando de carreira, fazendo transição. E eu acho que o nosso trabalho pode ajudar muito nisso: a gente trabalha com conhecimento e as pessoas vão precisar disso”, explica.

As comunidades vieram para ficar
A tendência das comunidades está se tornando cada vez mais significativa no cenário digital, oferecendo uma abordagem única para a curadoria de conteúdo. Conforme destacado por Rafa Lotto, CSO da YouPix no Brasil, as comunidades desempenham um papel crucial como curadoras, simplificando a busca por conteúdo relevante. Ainda, elas não focam em número mas em conteúdo de qualidade e autenticidade, o que será papel chave para comunidades mais sólidas, uma vez que as pessoas se identificarão verdadeiramente com o criador e se envolverão mais ativamente com as atividades da comunidade.

Saúde mental importa
No Fire Festival, a pesquisadora Issaaf Karhawi introduziu o conceito de "exaustão algorítmica", que descreve a condição em que os criadores de conteúdo adoecem devido à lógica dos algoritmos das redes sociais. A dica para lidar melhor com essa questão é compreender quais redes são prioritárias para sua audiência e focar na excelência do conteúdo produzido, além de buscar outros meios de monetização.

Variedade de formatos e plataformas pode escalar alcance
Explorar uma variedade de formatos, como podcasts, YouTube, TikTok e newsletters, em diferentes plataformas,  é essencial para expandir o alcance e o sucesso do conteúdo digital. O podcast foi destacado como forma poderosa de construir comunidades, especialmente entre a geração Z. Já o YouTube possui o foco na compreensão das expectativas da audiência, uso de dados e humanização da estratégia para maximizar o sucesso. O TikTok dá ênfase na autenticidade. Por fim, as newsletters possuem vantagem de uma audiência própria e previsibilidade em relação aos algoritmos, o que, por sua vez, traz uma oportunidade para curadoria de conteúdo especializado e envolvimento direto com os leitores.

O Branding seguirá  importante – para marcas e pessoas
As discussões do evento também destacaram a transformação de criadores de conteúdo em marcas de sucesso, enfatizando a diversificação de produtos que reflitam sua identidade. Uma marca forte envolve uma comunidade leal consumindo conteúdo de várias formas. Para garantir longevidade, é importante desvincular a marca da figura física, usando diferentes formas de interação com a comunidade e criando produtos representativos. O conteúdo autêntico e de alta qualidade é fundamental para essa transformação, enquanto produtos que representam a marca abrem novas oportunidades no mercado.

A criação para o digital pode – e deve – ser profissionalizada
No Fire Festival, também ficou evidenciada a importância de conhecer o público e profissionalizar o trabalho com a colaboração de outros especialistas para o crescimento sustentável do negócio digital, como copywriters, agências, designers e produtores de vídeo. Um caminho para isso é utilizar plataformas como a Hotmart, que podem facilitar na distribuição de conteúdo e no monitoramento da audiência. Outro aliado valioso na jornada é o Hotmart PRO, que conecta criadores de conteúdo com profissionais da cadeia produtiva da criação.

(Crédito: dole777 na Unsplash)