Em 100 dias de BBB21, foram realizadas 196 ações de conteúdo nos canais lineares da Globo – TV Globo e Multishow – superando as duas edições anteriores. No digital, os números foram ainda maiores: 537 na página do BBB no Gshow, além de ativações nas redes sociais oficiais do programa.
Também foram feitas parcerias com 22 anunciantes, 11 deles patrocinadores do BBB21 – Americanas, Amstel, Avon, C&A, McDonald’s, P&G, PicPay e Seara, além de Unilever, que ofereceu o Top 5 da edição, e Above e Organact.
O Méqui, por exemplo, buscou no BBB21 a oportunidade de fazer com que as ações fossem muito mais além da exposição da marca. Um dos cases no programa, assinados em parceria com a DPZ&T, a festa do pijama trouxe resultados expressivos. O Méqui transformou a casa em um parque de diversões e conquistou mais de 50 milhões de menções nas redes sociais.
O evento também garantiu um feito inédito para o McDonald’s Brasil: seis das principais posições no Twitter naquela noite se referiam ao universo da marca e um aumento de 1000% nas buscas do Google.
“Conquistamos um volume de vendas 80% maior no domingo pós-festa comparado ao domingo anterior, um recorde para a marca. Além disso, o QR Code promocional disponibilizado durante a ativação também superou as expectativas e foi o mais acessado em todas as festas BBB”, afirmou João Branco, CMO do McDonald’s Brasil.
No dia seguinte à ação, a marca passou a vender os itens de pijama inspirados na festa, como meias, camisetas e tapa-olhos. Nas redes sociais, por exemplo, o Méqui criou uma versão da tradicional vinheta do BBB com as Méquizices de cada participante.
ESTRATÉGIA MULTICANAL
Com oito campanhas, parte do movimento #AvonTáOn, a Avon conseguiu melhorias em efetividade de atendimentos, serviços e engajamento de representantes de vendas. No terceiro mês de programa, por exemplo, a marca já tinha conseguido triplicar o faturamento do e-commerce.
“Aumentamos os acessos nas nossas plataformas online devido a estratégia multicanal, destacando os temas quentes que rolavam na casa, como os produtos que faziam sucesso entre os participantes e que geravam desejo no espectador”, disse Danielle Bibas, VP de Marketing da Avon.
No Twitter, por exemplo, ambiente que concentrou grande parte das ações da marca, a Avon registrou crescimento de 74% em seguidores desde o início do BBB21.
Uma das expectativas da Avon com o BBB21 era se renovar e se conectar com o público mais jovem, além de estar presente nos lares brasileiros em horário nobre durante os 100 dias de programação. Assim, ao longo dos quatro meses, a marca buscou construir uma história bastante consistente com o público em diferentes plataformas, integrando o ambiente digital e offline.
A estratégia da Avon, no entanto, foi muito além das ações previstas ao longo do reality. A marca buscou potencializar momentos de grande relevância, como as entradas ao vivo e festas. Foi em oportunidades como essas, aliás, que o Batom Power Stay Vermelhaço, por exemplo, foi destaque.
Como resultado da estratégia real time de marketing, a Avon conta que conquistou a liderança de share of voice entre os patrocinadores, ou seja, foi a marca mais comentada quando o assunto é BBB. Além disso, foi trending topics por dez vezes ao longo do programa.
MAIS ENGAJAMENTO
Outra marca que também está comemorando, a Americanas não revela cifras nem porcentagem, mas garante que houve um aumento no tráfego do app durante algumas ações, como a ‘Cabine Troca ou Não Troca’, inspirado em brincadeiras antigas.
Comandados pela atriz Ingrid Guimarães, os participantes escolhiam seus produtos preferidos no app da Americanas e depois, em uma cabine com isolamento acústico, respondiam à pergunta se queriam trocar o item selecionado por outro ou não. Essa ação, segundo a marca, gerou um aumento de 175% no tráfego do aplicativo.
Nas redes sociais, houve um crescimento no engajamento e, no Instagram, a marca ganhou mais de 800 mil followers durante os 100 dias de BBB21.
Além de ser patrocinadora máster do programa, a marca foi a responsável pela cota de mercado do reality, com a Americanas Mercado, que abastecia os brothers e sisters. As ações e provas realizadas pela marca durante toda a edição do BBB21, criadas pela Americanas em parceria com a WMcCann, tiveram como objetivo fortalecer atributos da marca, como entrega rápida, frete grátis e variedade de produtos.
Em sua última ativação no BBB21, realizada na final, a Americanas fez um quiz sobre a trajetória da marca durante o programa. A apresentadora e ex-BBB Rafa Kaliman foi a responsável por comandar a dinâmica.