Sob o slogan “Coração não se troca, se cuida”, a Becel estreia uma nova campanha, criada pela Neogama/BBH, que tem como objetivo sensibilizar os consumidores para os cuidados com o coração e reforçar que a marca pode ser um importante aliado nessa tarefa. Segundo a gerente de marketing de Becel, Carolina Valim, a empresa resolveu lançar uma ação que reforçasse, de forma bem-humorada, a ideia de que não é possível trocar o coração – e por isso é preciso cuidar da saúde. Ela explicou que, hoje, 30% das mortes no Brasil são causadas por doenças cardiovasculares e algumas simples mudanças de hábito, como substituir a manteiga pelo creme vegetal, podem fazer a diferença.
O filme mostra pessoas trocando um coração ruim por um novo. Em uma das cenas, uma mulher se alimenta mal e, sentada em frente à TV, traz em uma das mãos um coração “machucado”. A campainha toca e ela recebe uma caixa com um coração novo. Em outra passagem, uma mulher passeia por uma loja que vende corações novos embalados e leva alguns para casa. Na terceira cena, um homem olha uma vitrine de corações e compra um para trocar pelo seu. Na sequência, o locutor diz: “Você acha que é assim que vai deixar seu coração sempre novo?” Na cena seguinte, aparece uma família descontraída consumindo Becel.
A iniciativa ainda conta com ações no ponto de venda, anúncios em jornais e revistas e divulgação digital. Nas redes sociais, a marca dá dicas de saúde e bem-estar para as consumidoras. Carolina ressaltou que o cuidado com o coração é um atributo que já é muito conhecido entre os consumidores da marca. “Mas o que queremos com essa campanha é fazer com que a Becel se torne mais conhecida entre a população de uma forma geral, já que nem todo mundo conhece a marca”, complementa.
De acordo com a executiva, a Becel está presente em todo o Brasil, mas sua força está mais no Sul e São Paulo. Ela afirmou que a marca vem crescendo – ao contrário do segmento que, em 2012, teve queda de 2,9%, em relação ao ano anterior. Segundo Carolina, o mercado foi bastante prejudicado pelo custo da matéria-prima, que acaba elevando o preço dos alimentos. “As pessoas não deixam de consumir margarina, mas diminuem o gasto médio”. No caso de Becel, ela acredita que o reconhecimento do consumidor em adquirir produtos com benefícios à saúde cardiovascular fez com que as vendas crescessem. Para ela, o consumidor reconhece que a marca é a única voltada para a saúde do coração. “Cada vez mais, o brasileiro está disposto a utilizar em sua alimentação produtos que colaboram para manter o organismo em um bom estado de funcionamento”.
A Becel foi lançada no Brasil em 1973 pela Unilever, já tendo como conceito ser alimento fonte de gorduras “boas” e que poderia ser uma alternativa à manteiga e à banha. O nome vem da ideia original do projeto Blood Cholesterol-Lowering – em português, “redução do nível de colesterol no sangue”. Hoje, é líder no segmento de margarinas funcionais.
Ficha técnica:
Direção de criação: Alexandre Gama e Márcio Ribas
Criação: Felipe Zambon, Fernando Silva e Rafael Astissian
Atendimento: Silvia Tommasini, Oleg Loretto, Guilherme Nogueira e Leonardo Viri
Produção: Mariah Bayeux
RTVC: Adriana Kordon e Paula Alimonda
Produtora do filme: ParanoidBR
Direção de cena: Heitor Dhalia
Direção de fotografia: Pierre de Kerchove
Montagem: Talles Martins
Pós-produção e finalização: Casablanca
Produtora de som: Cabaret
Aprovação pelo cliente: Cristiane Naco, Viviane Ramos e Ligia Barros