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Não se fala em outra coisa. A Black Friday definitivamente conquistou o bolso do brasileiro e se consagrou como uma das datas mais importantes do varejo nacional. No ambiente online, a expectativa cresce a cada ano, aumentando o número de compras e confiança dos consumidores.

De acordo com uma pesquisa realizada pela MindMiners e TopperMinds, 94% dos consumidores estão motivados para aproveitar os descontos da Black Friday. Além disso, 85% pretendem comprar e 68% afirmam que vão consultar aplicativos que facilitem a comparação de preços. Os principais produtos que estão no radar de compra são celular (43,1%), roupas (40,5%), notebook / computadores (30,1%), eletrodomésticos (29,4%) e livros (25,4%).

Em uma outra pesquisa, desenvolvida pela Picodi.com, o Brasil está entre os países que mais aderem às promoções da data, chegando a registrar, apenas na data de 2016, oito vezes mais compras online em comparação a um dia comum. No ticket médio de compra o Brasil sai na frente. O valor médio dos carrinhos pelo mundo é de R$ 311, enquanto o valor médio brasileiro é de R$ 620.

Busca pelo menor preço

“Black Fraude”, segundo Fávio Sakae, VP de Marketing e Produto do Buscapé, ficou para trás. A principal mudança ao longo dos anos está no comportamento do consumidor, que está mais antenado e se empoderou ao descobrir os benefícios das pesquisas. Quem acha que os picos de acesso estão apenas na quinta-feira e sexta-feira, se enganam. A quarta-feira já é campeã nos sites de busca, momento em que os consumidores já começam se preparar para as conversão.

“Nos Estados Unidos, a Black Friday começou no físico e migrou para o online. No Brasil, o movimento contrário oferece hoje uma oportunidade para o varejo tradicional ganhar uma nova data de grande movimento”, afirma Sakae. “Muitas pessoas pesquisam online, tentam encontrar nas lojas físicas e voltam para o online para efetuar a compra. Estamos esperando um crescimento maior do que no ano passado”, comenta.

E por ser a pesquisa a chave para obter as melhores ofertas da Black Friday, o Buscapé se mantém firme nas estratégias de marketing para a data, estimulando que, cada vez mais, os com consumidores usem suas ferramentas para efetuar compras seguras e com o menor preço. Neste ano, a plataforma já se adiantou e na quinta-feira (23) iniciou uma transmissão ao vivo de acordo com a movimentação do mercado e o surgimento de boas ofertas. Oscar Filho, garoto-propaganda da marca, está no comando da ação em real time, que mostra aos internautas a movimentação de promoções dos varejistas.

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A verba de marketing do Buscapé para a data está 60% maior em 2018, chegando aos R$ 25 milhões. No entanto, apesar de ter uma operação digital, a campanha de divulgação foi parar na TV aberta pela primeira vez com o objetivo de esclarecer o que a marca faz pelos consumidores e como pode ser uma aliada em momentos como a Black Friday. E por falar em meios tradicionais, as ruas também ganharam a BuscaMóvel, ação off-line assinada pela Jotacom, com blitz nos principais bares e casas noturnas da capital paulista.

“Começamos com a BuscaMóvel em outubro, tocando nosso jingle, para fazer algo diferente, que saísse do ambiente digital e invadisse as ruas. Além disso, a campanha na TV aberta nos deu uma amplitude de público chegando até a Classe C, onde apresentamos nossos produtos. Na última terça-feira fizemos uma ação no Masterchef pela primeira vez. Nossos números cresceram porque as pessoas entenderam como o Buscapé pode ser relevante”, complementa Sakae.   

Ações das marcas

Casas Bahia se preparou para a data com um conjunto de ações assinadas pela Y&R e Wunderman. As ações incluem recompensas para entregas atrasadas, filmes para TV com Fabiano Augusto, que também participou de um live no Facebook na última quinta-feira (23), além de uma Máquina da Verdade, detectando as ofertas mentirosas e comprovando o compromisso da rede com o menor preço.

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No mesmo segmento, Magazine Luiza usou a última terça-feira (21) para ‘brincar’ com os consumidores. A companhia disponibilizou produtos premium com preços abaixo do mercado. O cliente que comprou ‘no escuro’ pagou um preço sem saber qual produto estava levando e foi surpreendido. As ofertas variaram de R$ 29 a R$ 999, divididos em oito ofertas. Os insatisfeitos podem fazer a devolução em até sete dias.

A marca de roupa Reserva está com uma ação na Black Friday que busca incentivar e potencializar o 1P5P, projeto da marca que busca minimizar os impactos da fome. Durante a Black Friday em vez de doar 5 pratos de comida para cada peça vendida, serão 10 pratos de comida para cada peça – é o 1P5P em dobro.

A Chevrolet deu descontos especiais para os clientes. Criada pela Publicis, a ação dará até 10 mil reais de desconto aos consumidores que quiserem reservar carros pelo site. Os carros são limitados e numerados. Esse público será impactado, na sexta-feira, por um e-mail marketing e por vídeos de trueview no YouTube que avisam sobre a oferta e sugerem que a pessoa dê uma conferida na sua caixa de spam. Lá, haverá o cupom de desconto.

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