Vestuário, smartphone, games, maquiagem e TV estão entre os itens mais buscados na Black Friday 2020 (Crédito Blake Wisz/ Unsplash)

A Black Friday 2020, realizada no dia 27 de novembro, alavancou mais de 1,4 milhão de interações nas redes sociais, alta de 6% ante o ano anterior. Instagram (78%), Facebook (16%) e Twitter (6%) concentram as iniciativas, de acordo com dados da empresa de medição de audiência na internet Comscore.

Americanas, Magazine Luiza, Samsung, Xbox e Playstation foram as marcas mais procuradas. A Americanas manteve sua posição de líder, mas diluiu suas menções entre os concorrentes, perdendo 52% de participação entre as principais postagens. Já o Submarino conquistou um aumento de 409% no share, seguido por HP (124%) e Amazon Brasil (59%).

Entre os itens mais buscados, então vestuário (19%), smartphone (16%), games (16%), maquiagem (12%) e TV (11%). Os termos Kindle (200%) e games (75%) também tiveram aumento nas buscas deste ano. 

Samsung, Consul, Casas Bahia, Netshoes e Lojas Renner estão entre as principais marcas que investiram em conteúdo patrocinado, com predominância da presença de influenciadores e produtores de conteúdo. No Facebook e no Instagram, Wesley Safadão, Zé Felipe, Gabi Brant, Grazi Massafera e Larissa Manoela são os campeões de engajamento. No total, foram cinco milhões de interações geradas entre os dias 23 e 27 de novembro.

Zé Felipe registrou o melhor desempenho por post, com mais de 563 mil reações em apenas um conteúdo. Neste ano, os dez principais influenciadores respondem por 68% dos engajamentos no período analisado. O restante foi distribuído em mais de 108 perfis mapeados na ferramenta da Comscore, indicando a força de macro e micro influenciadores nas redes sociais.

Outro setor que ganhou destaque nas redes sociais durante a Black Friday 2020 foi o delivery de alimentos, que somou 24 mil posts no dia 27 de novembro, um crescimento de 200% em relação às duas últimas sextas-feiras do mês. Na comparação com o ano anterior, a categoria teve um aumento de 9% nas menções, sendo o Ifood a principal marca mencionada nos posts. Já as menções do segmento de viagens caiu 39% em comparação a 2019, seguido por bebidas alcoólicas (-31%). 

Tendências confirmadas

Os dados da Comscore confirmam a tendência de antecipação das ofertas da Black Friday 2020. Foram identificados três picos de ações nas redes sociais. O último culminou em 27 de novembro, dia em que a edição deste ano foi realizada. Em 2019, o ápice de interações aconteceu na data do evento, em 29 de novembro. 

A pandemia da Covid-19 explica a mudança. “Com o varejo digital aquecido por conta do distanciamento social, as marcas intensificaram as estratégias nas redes. Dessa forma, os consumidores tiveram mais prazo para organizar a busca por mercadorias com a melhor oferta, e as empresas posicionaram seus produtos a fim de atender às demandas on-line”, confirma Eduardo Carneiro, diretor-geral da Comscore.

Do social listening, veio a certeza de que o consumidor estava receoso com as compras no período. O total de posts com o termo “Black Friday” foi de 349 mil menções ante as 634 mil referências encontradas entre os dias 28 e 29 de novembro de 2019, uma queda de 45% no total de posts, principalmente no Twitter.

O estudo revela que as pesquisas de preços, marcas e produtos começou no dia 24 de novembro, atingindo o pico de buscas na sexta-feira (27), comportamento verificado também em 2019. Entre 26 e 27 de novembro de 2020, o termo “#BlackFriday” apresentou dois picos em horários distintos no Twitter: o primeiro foi na virada do dia, à meia-noite, com 16.725 mil menções, e o segundo foi às 13h, com 15.260 mil publicações sobre o tema.

As reclamações também cresceram. O termo “#BlackFraude” alcançou 37 mil posts em 2020, aumento de 23% em relação a 2019 (30 mil posts). Em contrapartida, 65% do total de posts apresenta comentários positivos, contra o volume de 35% de repercussões negativas.

O estudo apresenta informações sobre engajamento e performance dos principais varejistas, market share de plataformas, subcategorias que melhor performaram, além de insights sobre ações de branded content e com influenciadores nas redes. Os dados foram coletados utilizando informações de social media e social listening nas redes sociais.