Os gastos globais com publicidade subiram 12,8% no primeiro semestre de 2010, chegando a US$ 238 bilhões, sendo que no maior mercado do mundo – os EUA – o crescimento foi de 3,8% no período. No Brasil, o aumento foi de 50,2%. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (11), pelo Nielsen.
Os números do Brasil foram os principais responsáveis por colocar a América Latina, juntamente com o Oriente Médio/África, entre as regiões com maior crescimento nos investimentos (América Latina 44,5% e Oriente Médio/África, 23,8%). Ainda por região, a América do norte apresentou o menor crescimento (4,7%); seguida por Europa (8,5%); e Asia (12,1%).
O mercado norte-americano, que enfrentou seis trimestres consecutivos de queda, sofreu uma reviravolta em 2010. No total, os anunciantes gastaram cerca de US$ 54 bilhões nos seis primeiros meses do ano. O setor de automóvel foi o que teve o maior crescimento nos investimentos, com aumento de 26,93%; seguido de seguros de automóveis, com 22,62%. Além desses dois setores, apenas mais dois do mercado daquele país apresentaram crescimento (lojas de departamento e restaurantes). As demais categorias recuaram os investimentos em publicidade.
Olhando para os gastos com publicidade em todo os tipos de mídia, a TV nos EUA continua a dominar, sendo responsável por US$ 33,8 bilhões em publicidade durante o 1º semestre – um aumento de 6% sobre o ano passado.