Ter 6,5 segundos para prender a atenção dos consumidores. É este o conceito que a DraftFCB vem adotando há algum tempo. E foi sobre isso que Aurélio Lopes, presidente da DraftFCB América Latina, começou falando em sua apresentação nesta manhã (23), aqui no El Ojo.
O executivo explicou à plateia lotada que cada mídia tem um tempo diferente para reter a atenção das pessoas. Enquanto a televisão tem 11,1 segundos para segurar o telespectador, a mídia out of home tem apenas 2,9 segundos. E a média desses tempos resulta nos 6,5 segundos.

Para saber utilizar esse tempo de forma sábia é necessário saber interpretar os dados de pesquisa, que se tem disponível para fazer uma comunicação, de forma que se destaque o que realmente é relevante. “Vinte por cento dos pedidos de divórcio citam o Facebook. Essa informação é muito mais relevante do que saber que o Facebook tem 500 milhões de usuários”, disse Lopes.

Em seguida, Adilson Xavier, presidente da Giovanni+DraftFCB, mostrou diversos cases – em sua maioria da agência brasileira – que utilizam o conceito do 6,5 segundos. Os mais aplaudidos pelo público foram os cases feitos para a Baygon e para a Fundação Abrinq, este que é cotado para ouro em Marketing Direto.

A campanha criada para a Baygon mostra como foi simples criar o filme, que mostra formigas segurando minúsculas placas em protesto contra o inseticida. O making of – que segundo Xavier fez mais sucesso que o filme em si – mostra que bastou imprimir pequenas placas, passar uma mistura de clara de ovo com açúcar, recortá-las e colocá-las próximas a um formigueiro. E depois, gravar as formigas carregando-as.

Já a campanha para a Fundação Abrinq consistiu em colocar postais dentro das vending machines de livros que existem nas estações de metrô da cidade de São Paulo com mensagens estimulando a doação para a ONG.

Por fim, Xavier elogiou  o desempenho dos criativos argentinos e falou para os estudantes, que prestigiavam sua apresentação, para terem orgulho do destaque que o país tem no mercado publicitário. “A Argentina é reconhecida como um país de vanguarda de ideias. E vocês devem ficar orgulhosos disso. Se preocupem com ideias e nao com plataformas. Parabéns”, concluiu Xavier.

Prêmio
Segundo fontes, hoje o Brasil vai ganhar um Gran Ojo, mas não será de Interativo. Além disso, a campanha “Hora do Horror”, da NBS para o Hopi Hari, é forte candidata a ser premiada nesta noite na categoria Hotsite Serviços, da área de Interativo.

Por Maria Fernanda Malozzi, de Buenos Aires