Grand Prix veio na categoria Creative Data; Africa continua liderando o ranking de agências nacionais
A publicidade brasileira recebeu 36 Leões nesta quarta-feira (18) – sendo 1 Grand Prix, sete Ouros, 14 Pratas e 14 Bronzes – e alcançou 74 prêmios no Festival internacional de Criatividade Cannes Lions 2025, que acontece até sexta-feira (20).
O mercado praticamente dobrou o número de troféus em relação ao que havia recebido em dois dias – 20 Leões na segunda e 18 prêmios nesta terça. O destaque desta quarta ficou por conta da conquista do GP da DM9 em Creative Data, com a campanha ‘Efficient way to pay’, criada para Consul.
Com isso, o país soma até agora quatro GPs nesta edição de Cannes – Africa Creative ganhou em Audio & Radio, GUT em Entertainment Lions for Gaming e Artplan em Industry Craft –, 13 Ouros, 25 Pratas e 32 Bronzes. A Africa continua liderando o ranking de agências brasileiras, seguida de perto pela DM9. A GUT está em terceiro lugar. Artplan e Grey fecham o top 5.

Foram divulgadas as categorias de Engagement Track - Direct e Media, duas das áreas que o país tem o melhor desempenho historicamente, além de PR, Social & Creator, Creative B2B e Creative Data, em que o mercado vem evoluindo a sua performance ano a ano. Foram reconhecidos trabalhos da GUT, VML, Africa Creative, Artplan, DM9, Le Pub, Leo, Ampfy, AlmapBBDO e Droga5, sendo que essas quatro últimas agências não tinham recebido prêmios até o momento.
Em Media, o mercado brasileiro recebeu três Leões de Ouro, três de Prata e quatro de Bronze. Le Pub levou Ouro com o case ‘Streaming bars’ para Heineken. A GUT conquistou dois Ouros para ‘Coupon rain’ (Mercado Livre) e ‘Retro influencers’ (Skol).
Droga5, GUT e VML conquistaram uma Prata cada uma, com os respectivos trabalhos: ‘Dirty mouth sponsorship’ para Cif; ‘Speed coupons’ (Mercado Livre); e ‘Thanks for Coke-creating’ (Coca-Cola).
A Africa Creative ganhou três dos quatro Bronzes do Brasil, com dois cases para Budweiser, ‘Ad-free movies’ e ‘One second ads’, e mais um para Itaú, ‘Touchboards discount’. Por fim, a Artplan garantiu o quarto Bronze do país na categoria, com ‘Re-commerce Atacama’ para Vtex.
Em PR, a Grey garantiu Leão de Ouro com ‘Sun reserve’, criado para Corona. A Droga5 recebeu Leão de Bronze com ‘Dirty mouth sponsorship’ para Cif.
Em Social & Creator, o país ganhou um Ouro, três Leões de Prata e três de Bronze. O Ouro é da Africa com ‘Resale’, criado para Budweiser. Traz mais uma Prata para a marca de cerveja com ‘One second ads’, que também foi premiado com Bronze na categoria.
A agência levou mais um Bronze com a campanha ‘Trash talk codes’ para Brahma. A GUT conquistou duas Pratas com ‘Call of discounts’ para Mercado Livre e ‘Retro influencers’ (Skol). O terceiro Bronze é da AlmapBBDO, com ‘Pedigree Caramelo’, idealizado para Pedigree.
Em Direct, o Brasil teve dois Ouros, cinco Pratas e quatro Bronzes. Os Ouros foram para GUT e DM9, com ‘Coupon rain’ e ‘Prize on the bone’, respectivamente. A DM9 ganhou mais uma Prata com ‘Prize on the bone’, criado para KFC, e Bronze com ‘Plastic blood’ para Oka Biotech.
Para a Africa Creative, foram duas Pratas com ‘Resale’ e ‘One second ads’, ambas campanhas desenvolvidas para Budweiser. A quarta Prata foi para a Le Pub com o case ‘Followers store’ para New Balance e a AlmapBBDO garantiu a quinta Prata do país com ‘Pedigree Caramelo’ para Pedigree. A Leo recebeu Bronze com 'Gol interrompido' para Fiat, a GUT levou mais um com 'Coupon rain' (Mercado Livre) e a Artplan com 'Re-commerce Atacama' para Vtex.
A DM9 garantiu o único prêmio brasileiro em Creative B2B com Leão de Prata para a campanha ‘Recipe for growth’, criada para iFood.
Em Creative Data, além do GP da DM9, o país conquistou dois Leões de Prata e dois de Bronze. As Pratas foram para AlmapBBDO com o trabalho ‘Pixvertising’ para Burger King e Africa com ‘The Amazon greenventory’ para Instituto Natura. A DM9 levou Bronze com ‘Recipe for growth’ e a Ampfy garantiu Bronze com ‘The missing portraits’ para Piracanjuba.