A 70ª edição da premiação começa na segunda-feira (19) e somou um total de 26.992 inscrições
O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions anunciou que a sua 70ª edição, que começará na segunda-feira (19), teve um total de 26.992 inscrições, um aumento de 6% em relação à edição de 2022.
Dentre as inscrições, a categoria inaugural deste ano, Entertainment Lions For Game, que conta com o brasileiro Nicholas Bergantin, diretor executivo criativo da Africa, no time de jurados, recebeu 609, o que mostra um aumento da colaboração entre as marcas e a indústria de games.
"O número de envios recebidos em seu primeiro ano mostra um envolvimento muito forte com o Gaming Lion e é uma prova da relevância e oportunidade que o Gaming agora possui dentro da comunidade de marketing criativo. Estamos entusiasmados para ver o corpo de trabalho que emerge deste Leão, e gostaria de agradecer antecipadamente ao júri por estabelecer a primeira referência em criatividade em jogos e mostrar o que é possível nesta área extremamente emocionante", afirmou Philip Thomas, presidente do Lions.
Alguns dos Leões com maior engajamento incluem os Leões da categoria Brand Experience & Activation Lions e, que tiveram um aumento de 16% em comparação com 2022, refletindo o foco renovado das marcas em aprimorar a experiência do cliente e a construção da marca. Já na categoria Creative Strategy Lions registrou um aumento de 35% nas inscrições.
No seu terceiro ano, a categoria Creative Business Transformation Lions teve um aumento de 59%, enquanto Creative Commerce Lions aumentou 25% em relação ao ano anterior. O Outdoor Lions teve um aumento de 7% nas inscrições; impulsionado em parte pelo setor de bens de consumo, onde as entradas cresceram 30% em relação ao ano anterior e também no setor de viagens, que teve um aumento de 84% em relação ao ano anterior.
Em Entertainment Lions, Cannes registrou um aumento de 18% em 2023 e viu um salto de 78% nas inscrições do setor de serviços ao consumidor. O aumento nas inscrições também foram registradas nas categorias Glass: The Lion for Change e Innovation Lions, ambas com 30%.
"As mudanças no trabalho que foram inscritas nos fornecem uma visão poderosa do cenário da indústria e das tendências emergentes. Um grande aumento nas inscrições feitas diretamente de empresas de marcas de produtos de consumo demonstra o valor que está sendo colocado na criatividade que impulsiona os negócios. O forte envolvimento em uma variedade de Leões, incluindo áreas emergentes como B2B, jogos, comércio e transformação de negócios - nos mostra que há uma crescente confiança e investimento em canais não tradicionais", completou Simon Cook, CEO da LIONS.