Costa: é fundamental manter a qualidade de seus produtos e sempre preservar sua essência

 

Com o tema “A audácia para enfrentar a crise e enfrentar a concorrência”, Douglas Costa, diretor de mercado do Grupo Petrópolis – que tem entre seus produtos as cervejas Itaipava e Crystal e o energético TNT –, abriu neste sábado (17) o ciclo de palestras do 4º Fórum de Marketing Empresarial. O encontro, que reúne cerca de 300 CEOs e profissionais de marketing no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá (SP), é promovido pelo Grupo Doria e pela Editora Referência (por meio do jornal propmark), com organização do Lide, o Grupo de Líderes Empresariais.

Em sua apresentação, Costa defendeu a “audácia” como a característica que uma empresa deve ter para superar momentos econômicos mais difíceis. “Audácia é mais do que um estilo de negócios, É olhar a realidade do dia a dia”, disse. “E de nada adianta um planejamento estratégico bem estruturado se essa característica não estiver inserida na cultura empresarial em seu dia a dia”, completou.

O executivo, que comanda o marketing de uma companhia que hoje ocupa a vice-liderança do concorrido mercado de cervejas brasileiro, com 11,26% de participação, disse que o setor está estagnado no país e no mundo, e sofreu uma queda de 7% no primeiro quadrimestre de 2013. “E essa crise atinge 80% do nosso negócio. Mesmo assim, conseguimos crescer 10% no ano passado e devemos chegar perto disso este ano também”, ressaltou, falando de três pontos cruciais para se crescer em um mercado estagnado: desenvolver novos mercados; otimizar o portfólio; e investir mais e diferente.

“De 2010 para 2012 aumentamos em 70% nosso budget de comunicação. Também contratamos uma empresa para fazer análise de ROI, pois temos que ter assertividade em nossos investimentos. E abrimos novas unidades e colocamos mais agressividade nos patrocínios, além de diversificá-los”, explicou Costa. Ele se referiu às novas unidades fabris, em Alagoinhas (BA), já iniciando a operação, e Itapissuma (PE), prevista para 2014; aos contratos de naming right firmados com o dois principais estádios do Nordeste – a Fonte Nova, em Salvador, e a nova Arena Pernambuco, em Recife, ambas agora sob o nome da Itaipava; e a patrocínios nacionais e internacionais por meio do energético TNT, casos de grandes nomes do UFC, como José Aldo e Junior Cigano, e a equipe Ferrari na Fórmula 1 e seus dois pilotos – Fernando Alonso e Felipe Massa. “E, acima de tudo, para se manter forte em momentos de crise é fundamental manter a qualidade de seus produtos e sempre preservar sua essência”, finalizou Costa, revelando o lema que é lembrado todos os dias dentro do Grupo Petrópolis: “Pra cima deles!”.