Teve início nesta segunda-feira (21) o Cannes Lions International Creativity Festival, full digital. A premiação retorna este ano após cancelamento em 2020 devido à pandemia do coronavírus – na primeira vez que o tradicional evento não foi realizado desde 1954. Sem o calor do ambiente presencial no Palais des Festivals de Cannes, a Ascential resolveu aderir 100% ao digital e agora se posiciona como comunidade criativa global o ano todo. Ou seja, o Cannes Lions passa a ser uma marca que tem um festival e não um festival que tem uma marca. É a 68ª edição do Cannes Lions que, mesmo não tendo júris no ano passado, teve palestras, debates e outras atividades e, portanto, é contabilizado pela organização.
O volume de inscrições este ano foi de 29.074, 6% menor do que em 2019, quando foram 30.953 de 89 países. O mercado brasileiro tem representantes em 19 dos 28 júris, inclusive Luiz Sanches, chairman e CCO da AlmapBBDO, como presidente do Outdoor Lions. O brasileiro Bruno Abner, CCO da McCann Health de Nova York, está no júri de Health & Wellness. A competição também contempla outros profissionais brasileiros, mas representando vários países. Em Print & Publishing, participa Dedé Laurentino, CCO da Ogilvy do Reino Unido; Patricia Corsi, global chief marketing and digital officer da Bayer Consumer Health, está escalada para Health & Wellnes; PJ Pereira, creative chairman da Pereira O’Dell, em Glass; e Daniela Volta, executive creative diretor da BBDO/NY, em Brand Experience & Activation.
Philip Thomas, presidente da divisão de marketing da Ascential e chairman do Cannes Lions, explica que os principais assets do evento são a criatividade e a globalização.
“Desde o nosso trabalho, jurados e comunidade, o Cannes Lions atrai pessoas de todos os cantos do mundo. Então, quando você tenta criar isso digitalmente, torna-se bastante desafiador capturar essa essência. Decidimos fazer 150 filmes, equivalente a 40 horas de conteúdo, sob demanda desde o início do Cannes Lions Live para que todos os portadores do acesso pudessem escolher conteúdo relevante para assistir. Também tivemos entrevistas com os 28 presidentes dos júris de suas cidades, incluindo Tóquio, Nova York, São Paulo, Manila e Beverly Hills. Queríamos encapsular a própria natureza global dos Leões”, observa Thomas.
Para a Ascential, com os desafios surgiram oportunidades. “Entregar o Cannes Lions digitalmente nos permitiu ampliar nossa comunidade e fornecer acesso a percepções e aprendizados em uma escala que nunca havíamos feito. Recentemente, conduzimos a pesquisa The State of Creativity, que contou com a participação de 1.500 pessoas – incluindo profissionais de marketing, criativos e publishers, além de entrevistas individuais com CMOs. Isso nos deu a temperatura da indústria global e fomos capazes de destilar descobertas em oito temas essenciais que definiram o conteúdo do Cannes Lions Live. Estaremos nos concentrando em conteúdo, cultura, comunicação baseada em dados, o valor da criatividade, melhores negócios criativos, novas regras de varejo, o novo consumidor, ícones e pioneiros, novas plataformas e tecnologias”, diz Thomas.
O júri online subtrai o calor das discussões? Thomas explica que foram feitos testes para que a experiência online não fosse comprometida. “Julgar é uma experiência humana, mas também deve ser um processo rigoroso e robusto. Acredito que criamos algo o mais próximo possível da experiência física. Testamos com sucesso nossa plataforma em outros prêmios do Lions. Tive a sorte de aparecer em algumas das salas dos júris e posso garantir que o debate, as faíscas e a empolgação ainda estão lá.”
Thomas reconhece que a indústria da publicidade ficou em crise em 2020, com a pandemia. E afirma que o adiamento foi para “celebrar e homenagear o trabalho em um momento em que o mundo era um pouco mais estável”, ele esclarece. “Tenho certeza de que os trabalhos que veremos premiados em 2021 fornecerão uma visão fascinante do impacto que a Covid teve nas comunicações criativas. Sabemos que a criatividade floresce em tempos de restrição e as empresas precisam ser ágeis e inovadoras para sobreviver. Se isso mudou as coisas fundamentalmente e se os efeitos são de longo prazo, ainda não se sabe.”
Thomas prossegue: “No ano passado, as indústrias de marketing e criativas, assim como tantas outras, estavam em crise. Sabemos que os Leões oferecem um reconhecimento valioso à indústria e queríamos celebrar e homenagear o trabalho num momento em que o mundo era um pouco mais estável e nossa comunidade poderia dar ao seu trabalho o foco que ele merece. Estamos entusiasmados em retornar ao benchmark global de excelência criativa.”
Sem a edição presencial, a Ascential lançou a plataforma Creativity Move Us Forward e o podcast Progress Through Creativity, que permitiu acesso ao “pensamento inovador”, reinvenção de modelos de negócios e soluções criativas de problemas.
“O pensamento genuíno emergiu em bolsões ao redor do mundo. E o ‘pivotamento’ em massa, a reinvenção de formatos de negócios e outras soluções criativas de problemas. Que permitiram que as empresas prosperassem, continuassem à tona e criassem mudanças positivas. Um bom exemplo é uma pequena destilaria finlandesa que começou a produzir desinfetante para as mãos em vez de gim. Depois que apresentamos uma história semelhante sobre as ações da gigante da cerveja – AB In-Bev. Há muitas histórias como essas em nossa comunidade e acho que quase não havia opção para não ser perturbador”, expõe Thomas.
A criatividade está no centro. E, nas palavras de Thomas, os canais de mídia contribuíram para a difusão da informação correta e, consequentemente, garantir crescimento das audiências.“O setor de comunicações é incrivelmente poderoso em sua capacidade de moldar a cultura e mudar atitudes, e acho que sua contribuição para este período foi realmente usar suas plataformas crescentes para o bem – para impulsionar mentalidades positivas, formar comunidades e impulsionar a criatividade”, destaca.
A realidade mudou e a semana presencial na cidade de Cannes permitia às agências, anunciantes e fornecedores de serviços potencializarem relacionamento tête-à-tête com stakeholders. Marcas globais, como Coca-Cola, Google e Facebook, aproveitavam o período para realizar convenções para definição de projetos mercadológicos. Além de aproveitar a agenda do Cannes Lions. Sem isso, qual a mensagempara os agentes da indústria em 2021?
Thomas responde: “É uma chance para nossa comunidade refletir e olhar para o futuro. Podemos não ter nossa reunião física em Cannes, mas sabemos que coisas incríveis acontecem quando nossa comunidade se reúne – então vamos aproveitar a semana que vem para sermos um só e alimentar nossas mentes criativas coletivas”, finaliza.