Veja algumas das ações dos anunciantes para a data, considerada uma das mais importantes para o varejo nacional
A temática da maternidade real foi uma das mais exploradas pelas marcas na sua comunicação para o Dia das Mães, uma das principais do varejo nacional. Talvez uma das mais marcantes, e comentadas, deste ano foi a d’O Boticário, feita pela AlmapBBDO. Com o conceito #MaternidadeSemJulgamentos, a ação apresentou a proposta de criar um espaço de criar conversas sobre o peso das cobranças.
A Baby Dove seguiu a mesma linha e, em sua campanha, decidiu desmistificar o pós-parto, trazendo relatos de mães que sofreram de ansiedade e depressão pós-parto. A campanha é assinada pela Dark Kitchen Creatives, e mostra a rotina de mães reais com recém-nascidos e os diversos desafios desse início da maternidade.
A Ipanema apresentou o mote ‘Perfeita é a mãe’ para a sua comunicação de Dia das Mães, que busca refletir sobre a maternidade. A ação exalta a liberdade e as diferentes formas de ser mãe, além de celebrar os passos da maternidade.
Também em um tom emocional, o Mercado Livre quis ressignificar as ‘lembrancinhas’. A ação, criada pela GUT Buenos Aires, faz uma provocação sobre o uso do termo, e foi pensada para falar das mães que se colocam segundo plano, por exemplo.
A Continental Pneus, por sua vez, querem ajudar mães empreendedoras com uma websérie em homenagem à data das mães. Serão três vídeos veiculados no YouTube e no Instagram da @continentalpneus contando os aprendizados de mães que, por diferentes motivos, escolheram empreender na maternidade para conciliar o trabalho, a independência financeira e ficar perto dos filho.
A ação foi feita em parceria com a b2biz, núcleo de marketing business to business (B2B) da Fbiz.
Mães de famosas
Outra aposta dos anunciantes foi mostrar a relação de personalidades com suas mães. A campanha da Magazine Luiza, por exemplo, foi estrelada por Anitta e sua mãe, Miriam Macedo.
No filme, feito pela Ogilvy Brasil, elas conversam e a cantora reforça que sua mãe merece apenas presentes “de patroa”, ou seja, excelentes presentes.
Na mesma linha, a Piccadilly trouxe a humorista e apresentadora Tatá Werneck e sua mãe, Claudia Werneck para o vídeo "Relaxa Mãe!".
A campanha foi assinada pela Escala e tem como mote “Chega de deixar a sua mãe desconfortável. Neste Dia das Mães, dê um Piccadilly”. No vídeo, Tatá se desculpa por causar "desconforto" em sua mãe quando era criança.
Já a campanha da Dzarm trouxe a atriz Agatha Moreira e sua mãe, Enilda Cerqueira. A ação é a primeira vez que ambas aparecem juntas.
A Farfetch também apostou em trazer a mãe de pessoas famosas em sua campanha, mas ao invés de trazer atores e atrizes, a marca apostou nos influenciadores digitais da atualidade para a campanha "Heranças: passado, presente, futuro".
Seguindo a linha de influenciadores, a Americanas fez uma homenagem para as mães, considerando-as como as primeiras influenciadoras na vida dos filhos na campanha assinada pela WMcCann.