Cena do filme “Responsible Billboard”, criado pela Africa para a Ambev Brasil, que ganhou Grand Prix em “Gráfica e Via Pública” (Reprodução)

A XXIII edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica, que começou nesta quarta-feira (25) em Buenos Aires, na Argentina, com transmissão on-line devido à quarentena imposta pela Covid-19, acaba de revelar os primeiros vencedores. A Africa ganhou três dos quatro Grand Prix conquistados pelo Brasil. O outro Gran Ojo foi para a VMLY&R. Foram 17 troféus de ouro, 11 de prata e 19 de bronze, totalizando 51 prêmios na estreia desta edição do evento, ante os 90 conquistados no primeiro dia do festival em 2019.

No El Ojo “Digital e Social”, foram dois ouros (BETC para Puma Brasil e AlmapBBDO para Getty Images Brasil), uma prata (MullenLowe Brasil para Revista Corner) e três bronzes (REF+ para TCL Brasil; Cheil para Samsung; e Africa para SporTV). Em “Eficácia”, o Brasil soma um ouro (TracyLocke Brasil para Burger King Brasil) e uma prata (TracyLocke Brasil para Burger King Brasil). 

A “Experiência de Marca e Ativação” assegurou um Grand Prix e um ouro (ambos da VMLY&R Brasil para Starbucks com a peça “I am”), duas pratas (VMLY&R Brasil para Starbucks e Africa para Brahma/ Ambev Brasil) e dois bronzes (Africa para Ambev Brasil e novamente a Africa para SporTV).

A categoria “Gráfica e Via Pública” garantiu dois Grand Prix (Africa para Ambev Brasil com “Responsible Billboard”; e Africa para Folha de S. Paulo com “The Most Valuable News”), seguido de dois ouros (novamente Africa para Folha de S. Paulo com “The Most Valuable News” e Africa para Ambev Brasil com “Responsible Billboard”), uma prata (Africa para SporTV) e dois bronzes (AlmappBBDO para Kiss FM Brasil e The Walt Disney Company América Latina para ESPN/ The Walt Disney Company Brasil).

Os trabalhos de “Mídia” acrescentam mais dois ouros (Africa para Folha de S. Paulo com “The Most Valuable News” e Africa para Ambev Brasil com “Responsible Billboard”), duas pratas (Africa para Natura e Africa para Ambev Brasil com “Responsible Billboard”) e cinco bronzes (Africa para Folha de S. Paulo com “The Most Valuable News”; CL para Pravaler; Cheil para Samsung; e Cheil para Brahma/ AB InBev Brasil). 

Campanha “The Most Valuable News”, da Africa para a Folha de S. Paulo, vencedora dos Grand Ojos de Gráfica e Via Pública e Produção Gráfica (Divulgação)

Os projetos de “Produção Gráfica” conquistaram um Grand Prix (Africa para Folha de S. Paulo com “The Most Valuable News”), além de um ouro (Africa para Folha de S. Paulo com “The Most Valuable News”), um bronze (Cheil para Fortnite/ Epic Games) e duas pratas (Africa para SporTV e Africa para Folha de S. Paulo com “The Most Valuable News”). 

Já em “Produção de Áudio e Som”, a lista avança com três ouros (Africa para Climate Reality Brasil; Pokhara Creative Works para LG Worldwide; e AlmapBBDO para Facebook), uma prata (AlmapBBDO para Facebook) e dois bronzes (Master Comunicação para Pastoral da Criança e Canja Audio Culture para HK Freedom).

O “Rádio” garantiu um ouro (Purple Cow para Gol Linhas Aéreas), e a categoria “Sustentável” trouxe quatro ouros (Africa para Folha de S. Paulo; Africa para SportTV; Africa para Climate Reality Brasil; e SunsetDDB para Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB São Paulo) uma prata (BETC para ONU Mulheres e Federação Paulista de Futebol) e quatro bronzes (Africa para Ambev Brasil; SunsetDDB para Ambev/ AB InBev Brasil; Cheil para Samsung; e Africa para Brahma/ AmBev Brasil).

Outros vencedores

Neste primeiro dia do festival, três competições não tiveram GPs concedidos: Produção de Áudio e Som, Rádio e Sustentável. Os demais ganhadores de GPs desta quarta-feira (25), que não foram direcionados para trabalhos brasileiros são:

Digital & Social – “Por Tus Ojos”, da Wunderman Thompson BA para a Sony Music Argentina, com filme produzido pela Landia e dirigido por Render Panic By The Movement, da Argentina.

Eficácia – “DNA Discounts”, da Ogilvy Colômbia e Ogilvy México para a Aeroméxico, com filme produzido pela Direkor Films, direção de Rafael Martínez, nos Estados Unidos.

Media – “Nescafé Coffee Stamp”, da Publicis Colômbia para a Nescafé da Nestlé Colômbia, com filme produzido pela Central Films, direção de Juan Carlos Beltrán, da Colômbia.

Os ganhadores das demais categorias serão anunciados nesta quinta-feira (26) e na sexta-feira (27).  

Conteúdo

Além de premiar os melhores trabalhos da região ibero-americana, inclusive aqueles realizados durante a pandemia do novo coronavírus, o El Ojo propõe o debate sobre o futuro da criatividade na indústria da comunicação. Ao lado do El Ojo Especial Covid-19, o El Ojo Jovens Diretores de Cena é outra novidade deste ano.

A análise do mercado conta com conferencistas renomados. Entre eles, estão cinco brasileiros: Rafael Pitanguy, CCO da VMLY&R Brasil, Luiz Sanches, chairman e CCO da AlmapBBDO, Sergio Gordilho, co-presidente e CCO da Africa, Eduardo Tracanella, diretor de marketing institucional, atacado e global do Itaú Unibanco, e Fernando Machado, chief marketing officer global do Burger King  nos Estados Unidos.

Sergio Mugnani, CCO da SunsetDDB, preside um dos júris do evento, o El Ojo PR.