Às vésperas de um Carnaval, fazendo de conta que nada acontece no mundo dos negócios, com uma Americanas ruindo...Ainda estamos num período de turbulência econômica e incertezas, aqui no País e no mundo, por enquanto, quando o FMI prevê desaceleração da economia mundial e a previsão. Por aqui, da taxa de inflação para este ano deve chegar aos 5,02%, segundo o Boletim Focus. E, acredito que todos os segmentos do mercado serão atingidos, inclusive o de marketing digital. Por isso, temos muitos desafios a serem superados para sobrevivermos a esta agitação.
A começar, pelo aumento da competição online; mudanças constantes nos algoritmos de mecanismos de busca; aumento dos custos de anúncios online; mudanças na privacidade e no uso de dados; crescente necessidade de conteúdo personalizado e autêntico; aumento da importância da experiência do usuário e da otimização da conversão; necessidade de acompanhar as tendências emergentes, como a inteligência artificial e a realidade aumentada.
Como todos sabemos, mesmo em momentos complicados, o que faz a diferença é a capacidade de encontrarmos oportunidades seja qual for o cenário. Portanto, temos algumas sugestões de estratégias que podem e devem ser adotadas, tais como: otimizar o site para mecanismos de busca, isso inclui a criação de conteúdo relevante e otimizado para palavras-chave, bem como o da velocidade do site e da experiência do usuário.
Investir ainda mais em estratégias de SEO orgânico, com a inclusão da criação de conteúdo de qualidade e a construção de backlinks para aumentar a autoridade do seu site.
Aumentar a demanda por conteúdo personalizado e autêntico: isso significa a criação de conteúdo que seja relevante para o seu público-alvo e que seja único e autêntico.
Ampliar o uso de inteligência artificial e automação: faça o uso de chatbots para melhorar a experiência do usuário, ou utilize de algoritmos de aprendizado de máquina para otimizar campanhas publicitárias.
Acompanhar as tendências emergentes: ficar atento às novidades em termos de inovações no marketing digital e se adaptar a elas.
Analisar e ajustar constantemente suas estratégias: acompanhar os resultados das suas campanhas e fazer ajustes para maximizar o ROI.
Utilizar o marketing de influência: trabalhar com nanos, micros e macros influenciadores para promover sua marca e alcançar um público-alvo mais amplo.
Investir em marketing de conteúdo: a criação de conteúdo educativo e informativo com o objetivo de atrair e educar seu público-alvo.
Além disso, testar, testar e testar. O mundo não é mais como foi antes e se apegar a antigas certezas e fórmulas de sucesso podem fazer toda a diferença em manter-se vivo e evoluindo nos dias de hoje.
Alexandre Baptista é CEO da Immakers Ads