Levantamento feito pela Stilingue mostrou que o segundo mês de reality teve o dobro de festas patrocinadas

Entra ano, sai ano e as festas do BBB têm se tornado cada vez mais uma ótima oportunidade para marcas conseguirem conversar com o público, principalmente nas redes sociais.  Plataforma de insights, a Stilingue realizou um levantamento que mostrou que, no segundo mês de BBB 22, o número de festas patrocinadas dobrou, gerando um aumento de 69% nas menções das ativações nas redes sociais.

De acordo com o Thiago Gonçalves, VP de sales & alliance da Stilingue, um momento importante para esse aumento da relevância das festas do programa foi a pandemia. "Durante os momentos mais restritos da pandemia, as pessoas tinham o desejo maior de pertencer aquilo, o desejo de encontrar os amigos e poder aproveitar uma festa, como os participantes do programa", explicou.

A última festa do programa – e talvez a mais aguardada pelo público – foi a do McDonald's, na última sexta-feira (18). Com conceito desenvolvido pela Globo em parceria com a Galeria, a marca transformou o jardim da casa em um parque de diversões, com tobogã, piscina com almofadas, gira-gira e uma tirolesa.

Entre as quatro festas patrocinadas que aconteceram no segundo mês do reality, a que mais se destacou foi a da Pantene, que contou com show de Luísa Sonza e Liniker, e teve 92 mil menções à festa como um todo, sem necessariamente citar a marca.

“Além da audiência da TV aberta, fechada ou do streaming, as marcas sabem que a repercussão do reality show vai além e gera conversas entre as pessoas. Um exemplo dessa grandeza é que só as menções diretas às marcas anunciantes, com citação do nome da marca, durante o segundo mês de exibição do BBB22 foram mais de 206 mil no ambiente digital”, explicou Gonçalves.

A segunda festa mais comentada foi a patrocinada pela Avon, para promover a coleção Bonita, com os produtos favoritos da marca selecionado pela vencedora do BBB 21, Juliette, e que contou com Gloria Groove e Pedro Sampaio. De acordo com a Stilingue, a festa teve 75 mil menções no total.

“As ativações no reality são ferramentas importantes para que as marcas se posicionem e reforcem seu discurso perante o público, se diferenciem, criem maior conexão com o consumidor”, reforça o executivo da plataforma.

Para Mariana Munis, professora de marketing da Universidade Mackenzie de Campinas (SP), um dos pontos positivos das festas patrocinadas do BBB é a geração de mídia espontânea para as marcas. "A marca vai ficar muito mais tempo na cabeça das pessoas, já que ela proporcionou uma experiência interessante para quem está assistindo o programa", comentou.

Já Marcelo Boschi, professor de marketing e branding e coordenador dos MBAs ESPM Rio, ressaltou alguns pontos importantes que as marcas precisam levar em conta antes de realizarem uma festa no programa. "É preciso entender que o BBB é um produto da Rede Globo, construído a muitas mãos, então as marcas precisam escolher muito bem os atributos que querem representar ali".

Provas do líder
Levantamento da Stilingue revelou que as provas do líder também são ativações que geram bastante conversas nas redes sociais. Até aqui, as sete disputas patrocinadas somam mais de 580 mil menções, com destaque para as dinâmicas de resistência, memória e habilidade.

Segundo a plataforma, só a prova do líder da Americanas, realizada no último dia 10, gerou 234 mil menções. As provas do anjo aparecem na sequência, acumulando mais de 250 mil menções sobre as seis patrocinadas; entre elas, a que teve um jogo de tabuleiro da C&A foi a mais comentada.