Luciana Haguiara, diretora-executiva de criação da Media.Monks, será uma das juradas do YouTube Works 2022
Após voltar de Cannes, onde foi presidente do júri de Digital Craft Lions, a diretora-executiva da Media.Monks, Luciana Haguiara, terá um novo desafio pela frente: o YouTube Works 2022, premiação da qual também será uma das integrantes do time de profissionais que vão avaliar as peças.
O YouTube Works, que chega neste ano a sua terceira edição, quer reconhecer as marcas que fazem o melhor uso criativo do YouTube e que, ao mesmo tempo, constroem uma estratégia capaz de atingir resultados de negócio expressivos.
“A premiação é uma ferramenta importante para quem cria conteúdo, porque é a curadoria dos melhores trabalhos relacionados a marcas, que entendem e usam a plataforma de uma jeito inovador e pertinente para se comunicar com o público que escolhe o que quer ver”, afirmou.
Ao todo são seis categorias: Grand Play, que é o reconhecimento máximo, Best Work With Creators, Business Impact, Social Impact, The Unskippable e Meeting the Moment, que premiará peças que conseguiram, por meio da criatividade – e das ferramentas –, agir rapidamente em prol de uma marca. Ou, como o YouTube Works definiu, o troféu vai para quem conseguir fazer do limão uma limonada.
Luciana Haguiara, por sua vez, classifica esta categoria como ‘uma das mais relevantes’, pois, segundo a executiva, a Meeting the Moment mostra como a criatividade pode ser utilizada, e de forma veloz, para responder às crises.
“Espero encontrar campanhas e ideias que mostrem como podemos ir além da conscientização e usar as ferramentas que temos para solucionar problemas de verdade”, disse. “Essa categoria tem que tocar o coração das pessoas e trazer ações reais. E pra isso acontecer, ela depende de um insight poderoso, de uma ideia surpreendente e do craft na execução”, completou.
Atualmente, as inscrições estão encerradas, e já foi iniciado o primeiro round de votações.
Mondelēz, Play9...
Além da diretora-executiva de criação da Media.Monks, outros dois profissionais, que também serão jurados no YouTube Works 2022, já comentaram sobre as expectativas para a premiação deste ano. Para Alvaro Garcia, CMO da Mondelēz, o marketing tem um papel fundamental para liderar a agenda de crescimento das empresas.
“E para gerar crescimento, o marketing precisa utilizar cada vez melhor dados e insights para definir suas estratégias e iniciativas, priorizar ações e inovações que tenham o maior impacto, e medir tudo isso para retroalimentar o processo”, disse.
Na última entrevista da série, até então, foi a vez de João Pedro Paes Leme, jornalista e CEO da Play9, enaltecer o caráter fundamental do YouTube de trazer bons conteúdos para a sociedade de uma forma geral e gerar vendas também. “Estimular creators, marcas, agências e empresas de conteúdo dentro desse ecossistema é importantíssimo para ele se tornar cada vez mais relevante”, destacou.