Uma das juradas da premiação, Stephanie Campbell, CSO da Suno United Creators, disse que a premiação ‘provoca’ o mercado a evoluir

“Minha expectativa é encontrar cases que, além de entenderem bem sobre o comportamento do usuário na plataforma, consigam ser criativos e inovadores o suficiente para reter a audiência no conteúdo da marca por mais tempo”. Isso é o que espera Stephanie Campbell, CSO da Suno United Creators e uma das 13 juradas do YouTube Works Awards 2022.

Com o objetivo de reconhecer as marcas que fazem o melhor uso criativo do YouTube e, ao mesmo tempo, constroem uma estratégia capaz de atingir resultados de negócio expressivos, a premiação deste ano vai reconhecer as peças em cinco categorias: Business Impact, Best Work With Creators, Social Impact, The Unskippable e Meeting the Moment, além do Grand Play, que vai para o case que melhor atender todos os aspectos da premiação, como criativo, de negócios e uso das ferramentas da plataforma.

A análise dos cases inscritos no YouTube Works será feita com a Kantar, responsável por gerenciar o processo de curadoria e julgamento das campanhas, bem como por moderar as sessões de julgamento. Os vencedores serão anunciados em setembro, em uma cerimônia presencial.

Stephanie Campbell, CSO da Suno United Creators e jurada do YouTube Works (Divulgação)

De acordo com Campbell, para conquistar a prêmio na categoria The Unskippable, é preciso ir além do fato de ter uma ideia inovadora. “[É preciso também] utilizar bem os recursos criativos de vídeo buscando novas formas de explorar elementos visuais e sonoros, ter uma estratégia e inteligência de segmentação, além de bons resultados de retenção dos views”, aconselha a publicitária.

A executiva ainda explicou que o mercado enxerga o YouTube Works como uma premiação, cujo papel não só de reconhecer, mas impulsionar a criatividade conectada às plataformas de mídia.

“Hoje é impossível dissociar ideia e mensagem da estratégia de canais, e o prêmio do YouTube Works representa essa evolução de pensamento. Ele provoca o mercado a evoluir a forma com que nos conectamos com os nossos consumidores através de insights e soluções nativas da plataforma”, afirma.

Outros jurados
Alvaro Garcia, CMO da Mondelēz, destacou a importância do YouTube Works para o mercado. “[O YouTube Works] vem se transformando cada vez mais em uma inspiração para todo o mercado sobre novas formas de engajar as pessoas, criando conexões cada vez mais profundas e individualizadas”, disse.

João Pedro Paes Leme, jornalista e CEO da Play9, afirmou que a plataforma possui um caráter ‘fundamental’ de trazer bons conteúdos para a sociedade de uma forma geral. “Estimular creators, marcas, agências e empresas de conteúdo dentro desse ecossistema é importantíssimo para ele se tornar cada vez mais relevante”, afirmou.

Outra componente do time de jurados, Luciana Haguiara, confessou que espera encontrar trabalhos e ideias que mostrem como ir além da conscientização. “E usar as ferramentas que temos para solucionar problemas de verdade”, enfatizou a ECD Media.Monks.

Quem também está entre os jurados é Felipe Simi, CEO e CCO da Soko. “Nosso ofício, no fim do dia, é sobre contar boas histórias de marca. E o YouTube é uma plataforma fantástica para fazer isso, por conta da diversidade de formatos que não limita a criatividade, além de ter um histórico incrível de resultados para o negócio”.